Common

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Filled Under:

Dia Internacional da Prostituta - Manaus-Am

No dia 2 de junho, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Prostituta. Para a data, a Associação Garotos da Noite e o Núcleo de Prostitutas Rosa Vermelha promovem o 2º Mutirão de Saúde e Cidadania, na Rua Visconde de Mauá, 265, Centro – atrás da antiga Câmara Municipal de Manaus.
A ação tem o apoio e a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus); Área Técnica de DST/AIDS/AM; Coordenação Municipal de DST/AIDS; Superintendência Regional do Trabalho; Secretaria de Estado de Ação Social – SEAS; Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento – SEMTRAD; Secretária de Estado de Saúde – SUSAM e Articulação de Mulheres do Amazonas - AMA.
As atividades acontecerão entre 08;00 e 14:00h, com a realização de vários serviços: emissão de CPF, atendimento médico, carteira de trabalho etc., informações e distribuição de material preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e Aids, ações de Hipertensão e Diabetes, corte de cabelo. Tudo gratuito e disponível ao público amazonense.
O objetivo geral dessa atividade é trazer a sociedade para conhecer o trabalho social das duas entidades. Ao oferecer esses serviços básicos, queremos mostrar que o nosso movimento é organizado, e que ele também pode atuar em favor da comunidade.
O dia 2 de junho remete a eventos do ano de 1975, quando 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França, para protestar contra as péssimas condições de vida e trabalho em que se encontravam. Apesar do apoio da igreja e da população da cidade, a manifestação foi brutalmente rechaçada pela polícia francesa, no dia 10 de junho, aos olhos de toda a mídia mundial. Desde então, a ação das prostituas de Lyon permanece como um símbolo de afirmação das profissionais do sexo na luta por respeito e dignidade de vida.


Denise Mara
Coordenadora do Núcleo de Prostitutas Rosa Vermelha
8141-6955

Dartanhã Silva
Presidente da Associação Garotos da Noite
9116-1885